quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Dilma é a 16ª pessoa mais poderosa do mundo, diz Forbes; Eike Batista é 58º


A presidente eleita, Dilma Rousseff, ocupa a 16ª posição entre as pessoas mais poderosas do mundo segundo uma publicação feita nesta quinta-feira pela "Forbes", que tem Eike Batista na 58ª colocação de uma lista liderada pelo presidente da China, Hu Jintao, e que conta com o presidente dos EUA, Barack Obama, em segundo.
Jintao, de 67 anos, ficou com o primeiro posto do ranking por ser quem "mais lidera pessoas no planeta: a quinta parte da população mundial", deixando o segundo lugar para Obama.

"Ao contrário de seus colegas ocidentais, Jintao pode mudar o curso de rios, levantar cidades, prender dissidentes e censurar a internet sem interferências de burocracias e tribunais", assegura a revista, que ressalta a ideia de que a China possa superar os Estados Unidos como a principal economia do mundo "em 25 anos".

Obama, de 49 anos e que liderou a lista em 2009, ficou em segundo lugar, depois que, segundo a Forbes, o Partido Democrata sofreu um "duro golpe" nas eleições legislativas de terça-feira que o deixa "sem o apoio da Câmara de Representantes e agarrado levemente ao Senado".

Na terceira posição ficou o rei Abdullah, da Arábia Saudita, de 86 anos, por ser "o soberano absoluto de um reino do deserto que contém as maiores reservas petrolíferas do mundo e com dois dos lugares mais sagrados do Islã", segundo a Forbes.

Os cinco primeiros postos são completados pelo primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, na frente do presidente, Dmitri Medvedev, que ficou na 12ª posição, e o papa Bento XVI (5º), que neste fim de semana faz uma visita à Espanha.

A primeira mulher a aparecer na lista é a chanceler alemã, Angela Merkel, de 56 anos, que está na sexta colocação, seguida pelo primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, pelo presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Ben Bernanke, pela presidente do Partido do Congresso da Índia, Sonia Gandhi, e pelo fundador da Microsoft, Bill Gates.

Além de Merkel e Sonia, as outras mulheres que entraram na lista dominada por homens foram a presidente eleita, Dilma Rousseff, que está no posto 16, e a secretária de estado dos EUA e ex-primeira-dama, Hillary Clinton, que ocupa a posição número 20.

Entre os outros latino-americanos que conseguiram uma posição na lista dos mais poderosos está o presidente do Chile, Sebastián Piñera, que ocupa o 51º lugar, com um pouco mais de seis meses na Presidência.

Segundo a revista, o empresário e presidente chileno ganhou um posto por ter liderado o país "após um brutal terremoto, no resgate dos 33 mineradores e ao encaminhar a economia, o que fez subir sua parcela de aprovação acima de 50%".

Sete posições após Piñera está o empresário Eike Batista e no posto 60 o narcotraficante Joaquín "El Chapo" Guzmán, "o homem mais procurado do México", segundo a Forbes, que também incluiu o criminoso em suas conhecidas listas dos mais ricos e procurados do mundo.


Fonte: Noticias.terra.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário