sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Cientistas preparam mapa em 3D do Titanic


RICHMOND - Uma equipe de cientistas fará no próximo mês uma expedição ao Titanic, para avaliar o nível de deterioração do mais famoso navio naufragado do mundo e elaborar um mapa tridimensional.


A expedição ao local a cerca de quarto quilômetros de profundidade no Atlântico Norte é considerada a mais avançada missão científica ao Titanic desde que ele foi descoberto há 25 anos.

A viagem de 20 dias começará em 18 de agosto e é resultado de uma parceria entre o RMS Titanic, que possui direitos exclusivos de recuperação do soçobro, e a Woods Hole Oceanographic Institution de Massachusetts. A expedição não coletará artefatos, porém examinará um campo de escombros onde estão espalhados centenas de milhares de artefatos.


Alguns dos mais frequentes visitas do local fará parte da equipe que contará também com organizações e cientistas subaquáticos, como a Administração Atmosférica e Oceânica Nacional dos EUA.


Os organizadores afirmaram que as novas informações e fotos posteriormente serão disponibilizadas ao público.


“Pela primeira vez, vamos efetivamente trabalhar como se estivéssemos em uma área arqueológica, com dois objetivos”; disse David Gallo, líder da expedição e cientista da Woods Hole, “Um é preservar o que restou do navio para realçar a história do Titanic. O outro é realmente entender as suas atuais condições”.


O Titanic se chocou com um iceberg e afundou na sua viagem de estreia em águas internacionais no dia 15 de abril de 1912, provocando a morte de 1.522 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário